Todo atleta que treina frequentemente e de forma intensa está suscetível a sofrer lesões, principalmente aqueles que realizam seus treinos sem uma preparação correta. Assim, a Fisioterapia Desportiva é uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação, prevenção e atenção ao atleta amador e profissional.
As lesões mais comuns na prática esportiva são os entorses, contusões, luxações, fraturas, distensões, cãibras e tendinites. Todas essas lesões podem ser em consequência de traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando significativamente os músculos, tendões e estruturas ósseas na região acometida.
A Fisioterapia Esportiva atua nos praticantes de esportes, principalmente atletas, e é elaborada de forma a atender as necessidades do paciente, abordar as deficiências específicas e levar em conta as demandas funcionais para o retorno ao esporte.
O tratamento fisioterapêutico tem como objetivos da reabilitação:
- Eliminar a dor;
- Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada;
- Realizar treinamento proprioceptivo, para ganho de segurança, confiança, força, agilidade e coordenação;
- Retornar o paciente à sua prática esportiva o mais rápido possível e com segurança, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão;
- Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos;
- Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas;
- Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema musculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento.
Dependendo do tipo e local da lesão e as necessidades do paciente devido sua modalidade esportiva, a fisioterapia dispõe de alguns recursos para seu tratamento. Dentre os recursos estão a cinesioterapia, terapia manual, eletroterapia, treino funcional, massoterapia, estabilização segmentar, bandagem funcional e controle progressivo do retorno à prática esportiva com fortalecimento muscular.